Inicia a 31 Maio 2017 19:00
Local: AIRO - Associação Industrial da Região do Oeste
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http://www.cfaecentro-oeste.pt
Categorias: Pessoal Docente, Oficina de Formação, Formação 2017
Etiquetas: Professores dos Ensinos Básico, Professores do Ensino Secundário
Visualizações: 11829
Número da Ação |
08NF2017 |
Formadores responsáveis |
Vitor Hugo dos Santos Ferreira |
Critérios de seleção |
Ordem de Inscrição |
Pagamento |
Gratuito |
Inscrições |
Gratuitas em www.cfaecentro-oeste.pt | Entre 03 e 24 de maio|2017 |
Calendarização/Horário |
Início a 31-05-2017, das 19:00 às 22:00h 31 de maio; 7 de junho; 14 de junho;21 de junho.
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Local de realização |
AIRO - Associação Empresarial da Região OesteAssociação Empresarial da Região do Oeste
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Destinatários |
Destinatários de acordo com o artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Professores dos Ensinos Básico e Secundário Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica):Sem destinatários Nº de Formandos: Mínimo: 10 - Máximo: 20 |
Duração e Créditos |
Horas Presenciais: 15 horas Horas de Trabalho Autónomo: 15 Horas Total de Créditos: 1.2 Créditos |
Registo de acreditação |
CCPFC/ACC-89910/17 - Modalidade: Curso de Formação |
Conteúdos |
Bloco I Apresentação da ação de formação. Conceito de empreendedorismo e o seu papel no contexto atual (4 horas) Atividades de “descoberta do grupo” para a criação de um ambiente de confiança e partilha entre os formandos e autoavaliação das suas características empreendedoras. Atividades “anatomia do empreendedor” - o perfil e características de um empreendedor. Sensibilização para a importância do empreendedorismo no século XXI. A compreensão do papel dos empreendedores na sociedade. Bloco 2 A criatividade, inovação e oportunidades no processo empreendedor (2 horas) Desenvolvimento de atividades que permitam desenvolver e potenciar a criatividade e inovação, visando a geração de ideias e identificação de oportunidades de negócio para as mesmas. Atividades de geração de ideias (“Processo Walt Disney” e o brainstorming). Bloco 3 A educação em empreendedorismo (4 horas) Introdução ao modelo de ensino do empreendedorismo - “Modelo de ensino da “learning by doing” - atividades para a compreensão do modelo e suas diferentes fases. Aplicação do modelo de empreendedorismo da CGI na conceção de atividades de empreendedorismo. Realização de simulações com vista a treinar diferentes dinâmicas e estratégias comunicativas. Bloco 4 O empreendedorismo na prática: comunicação e desenvolvimento de projetos empreendedores.Avaliação da ação de formação (5 horas) Neste bloco trabalhar-se-á, como se passa das ideias à prática, com vista a auxiliar os docentes na organização dos diferentes momentos e experiências empreendedoras em que os alunos deverão participar. Serão abordados alguns conceitos, como planeamento dos negócios e/ou projetos e estratégias de comunicação e divulgação. |
Razões |
No contexto do Mundo e da escola atual é urgente preparar os alunos para novas realidades, de forma a que eles sejam mais proativos e que sejam capazes de encontrar soluções diversificadas e inovadoras para os problemas com que se irão deparar. Por outro lado, com a instabilidade laboral em que vivemos é importante que os jovens de hoje desenvolvam competências e adquiram ferramentas que lhes permitam criar as suas próprias oportunidades laborais. É neste sentido e seguimento que surge esta oficina de formação, com vista a preparar os docentes para serem os agentes desta mudança e conseguirem preparar os jovens para esta nova realidade. Como tal, esta formação de professores visa promover a aquisição de novas competências pedagógicas, transferíveis para as diferentes práticas pedagógicas e que possam ser enquadradas nos mais diversos domínios científicos. O que se pretende é que o empreendedorismo seja encarado como área transversal e trabalhado de forma integrada nos diferentes currículos e projetos que os projetos lecionam e desenvolvem. Os docentes deverão depois aplicar os conhecimentos e ferramentas aprendidos aos seus projetos de turma, de acordo com o modelo de ensino e metodologia específicos para o desenvolvimento de competências empreendedoras. Esta formação foi concebida com base no modelo de educação em empreendedorismo em que a aprendizagem se desenrola através da experiência e da ação, baseada na metodologia de aprendizagem “learning by doing”, em que o aluno/formando tem um papel central no desenvolvimento da aprendizagem, construindo o seu conhecimento passo a passo, através da resolução de diferentes desafios. A formação abordará as seguintes temáticas: • Introdução ao modelo learning by doing de Educação em empreendedorismo; • Descoberta e desenvolvimento das competências e capacidades empreendedoras; • Aplicação do modelo de educação learning by doing, implementação de atividades e de diferentes estratégias de ensino baseadas no empreendedorismo. |
Efeitos |
Esta oficina de formação pretende preparar os docentes para intervir e desenvolver sessões sobre o empreendedorismo, com vista a potenciar o desenvolvimento de uma nova cultura empreendedora nas comunidades educativas. Partindo dos conhecimentos teóricos adquiridos, os professores poderão construir um projeto-turma em que o empreendedorismo apareça como veículo e instrumento para potenciar os resultados esperados em diferentes projetos, fomentando o desenvolvimento de novas atitudes. Objetivos a atingir O que se pretende com esta oficina é proporcionar aos professores o contato com uma nova realidade que será a curto prazo emergente no sistema educativo. Este momento formativo irá colocar os professores em condições de ministrarem sessões sobre esta temática com os seus alunos, ao mesmo tempo que os irá familiarizar com a metodologia de ensino “learning by doing” a mais indicada e mais utilizada para o ensino/aprendizagem desta temática. Assim, os objetivos específicos desta Oficina são: • Sensibilizar os formandos para a importância, pertinência e utilidade do empreendedorismo no mundo atual; • Familiarizar os formandos com o modelo de ensino learning by doing; • Promover atividades que permitam desenvolver e descobrir o espírito empreendedor; • Permitir a utilização de novas competências pedagógicas a utilizar na elaboração de programas e planificação de aulas; • Implementar estratégias para ajustar e alcançar objetivos empreendedores; • Desenvolver, nos formandos, a capacidade de facilitadores em empreendedorismo. • Implementar nas suas turmas atividades e dinâmicas formativas associadas à temática do empreendedorismo. • Conceber um projeto-turma que vise o desenvolvimento de determinados comportamentos empreendedores e que sirva como um objetivo a atingir para os alunos, servindo como meio para o desenvolvimento de competências empreendedoras. |
Avaliação dos formandos |
Avaliação quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Regulamento Juridico da Formação Contínua e demais cartas circulares orientadoras da avaliação da formação docente. Classificados de 1 a 10, com a menção qualitativa de: • 1 a 4,9 valores – Insuficiente; • 5 a 6,4 valores – Regular; • 6,5 a 7,9 valores – Bom; • 8 a 8,9 valores – Muito Bom; • 9 a 10 valores – Excelente. Os formandos serão sujeitos a uma avaliação contínua por observação, resolução de problemas e ainda a realização de um relatório final, onde constem as evidências do trabalho que desenvolveram e uma reflexão sobre o mesmo. Os critérios a utilizar são: • Domínio dos conhecimentos • Evolução da aprendizagem • Participação e empenho nas atividades • Responsabilidade e autonomia no desenvolvimento do projeto • Relações interpessoais • Generalização dos saberes (transfere ou generaliza os saberes adquiridos a novas situações) • Organização e planeamento do projeto e respetivos momentos Estes critérios incidirão nos seguintes parâmetros: PARTICIPAÇÃO no Trabalho Presencial – 50% •Interesse e empenho (20 %) •Participação ativa e domínio dos conteúdos (30%) TRABALHO DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS – 50% •Dinamização das sessões de empreendedorismo junto dos alunos (35%). •Envolvimento e empenho no apoio ao momento final do projeto (15%) |