Destinatários
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Destinatários de acordo com o artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica):Sem destinatários
Nº de Formandos:
Mínimo: 10 - Máximo: 30
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Conteúdos
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1.Apresentação da ação e definição do diário de bordo digital da formação: 3 horas;
2.Revoltas; Revoluções; Rebeldias: Atividades pedagógicodidáticas, no âmbito da Literatura temática: 3 horas;
3.Revoltas; Revoluções; Rebeldia: pedagógicodidáticas, no âmbito da Leitura de obras de referência nas temáticas: 3 horas;
4. Revoltas; Revoluções; Rebeldias: Propostas e potencial de atividades pedagógicodidáticas, no âmbito da Animação de Bibliotecas Escolares e do trabalho colaborativo nas escolas e/ou com outros parceiros: 3 horas;
5.Partilha e Disseminação de propostas e projetos Folio Educa.Reflexão, Produção e Aplicação de propostas partilhadas colaborativamente: 12 horas;
6.Avaliação da ação de formação:Relatório crítico final individual de cada formando: 1 hora.
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Razões
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A ação de formação responde, transversalmente, às necessidades de formação dos educadores e docentes nas áreas do conhecimento e animação da leitura, da divulgação da literatura e do papel das bibliotecas escolares, enquanto espaço de trabalho colaborativo e interdisciplinar aberto a todos os profissionais da educação e da formação. Nesse sentido, numa metodologia de trabalho colaborativo, dinamiza-se este evento formativo de modo a conhecer, reflectir, partilhar e divulgar recursos técnicos e científicos relacionados com a temática da ação de formação. Destacam-se abordagens relacionadas com estratégias de Comunidades de Leitores, Rodas de Leitura, Clubes do Livro, e afins, em contextos presenciais, digitais, e híbridos. Associam-se os conteúdos ao tema geral da edição de 2017 do Festival Internacional Literário de Óbidos - Revoluções, Revoltas e Rebeldias - e à divulgação da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, que Óbidos integra desde 2016, na área da Literatura.
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Efeitos
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•Atualizar e aprofundar conceitos associados à temática da educação, da leitura e da literatura, e ao papel das bibliotecas, nomeadamente as bibliotecas escolares, no séc. XXI;
•Elaborar, através de cocriação, conteúdos a oferecer a públicos escolares (atividades, recursos, outros);
•Produzir reflexões, comentários e propostas tendo em vista a programação de eventos formativos relacionados com a temática da leitura, da literatura e das bibliotecas escolares.
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