Sitio

07AB2018 - OCEP(Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escola) - Domínio da Educação Artística

 

Registo Acreditação

CCPFC/ACC-89772/17

Modalidade

Curso de Formação

Destinatários

Educadores de Infância

Duração / Créditos

25 HORAS/ 1 UC

Formadores

Maria de São Pedro Santos Silva Lopes

Critérios de seleção

Educadoras e Educadores Associados – Por ordem de inscrição

Conteúdos

1. Apresentação da ação de formação. Objetivos; Enquadramento e Metodologias - 1 hora

2. Artes Visuais - 5 horas.2.1 Capacidades expressivas e criativas através de experimentações e produções plásticas; 2.2 Elementos da comunicação visual, tanto na produção e apreciação das suas produções, como em imagens. 2.3 As diferentes manifestações de artes visuais, a partir da observação de várias modalidades expressivas (pintura, desenho, escultura, fotografia, arquitetura, vídeo, etc.);

3. Jogo Dramático/Teatro - 6 horas 3.1 O Espaço e os objetos, seus significados múltiplos e atividades de jogo dramático; Situações imaginárias e de recriação de experiências do quotidiano, individualmente e com outros.  3.2 Invenção e representação de  personagens e situações, por iniciativa própria e/ou a partir de diferentes propostas, diversificando as formas de concretização.  3.3. Identificar, reconhecer e apreciar espetáculos teatrais e outras práticas performativas de diferentes estilos e características, verbalizando a sua opinião e leitura crítica.

4.Música - 6 horas. 4.1 Os sons que  se ouvem (fenómenos sonoros/música) quanto às suas características rítmicas, melódicas, dinâmicas, tímbricas e formais. 4.2 A intencionalidade expressiva-musical: cantos rítmicos (com ou sem palavras), jogos prosódicos (trava-línguas, provérbios, lengalengas, adivinhas, etc.) e canções (de diferentes tonalidades, modos, métricas, formas, géneros e estilos). 4.3  Improvisações musicais tendo em conta diferentes estímulos e intenções utilizando diversos recursos sonoros (voz, timbres corporais, instrumentos convencionais e não-convencionais). 4.4 A valorização da música como fator de identidade social e cultural.

5. Dança - 6 horas 5.1 O sentido rítmico e relação do corpo com o espaço e com os outros. 5.2 Expressões, através da dança, sentimentos e emoções em diferentes situações. 5.3 Os movimentos rítmicos e as coreografias que a criança experimenta e/ou observa. 5.4 As diferentes manifestações coreográficas usando linguagem específica e adequada.

6. Avaliação, balanço  e encerramento da ação de formação.Impactos - 1 hora

Avaliação

Relatório critico, Individual,

Calendarização

A partir de Fevereiro

Inscrições

Inscrições gratuitas em www.cfaecentro-oeste.pt, até 30 de janeiro de 2018

Local de realização

Sede do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, Bombarral.

 

 

POCH PT2020 FSE



­