Módulo 1. Contextualização da Ação (2,5h assíncronas + 1h síncrona)
1.1. Desconstrução de significados e mitos acerca do papel do professor-tutor
- Mitos e questões acerca do papel do professor-tutor;
- Apresentação do cronograma do curso;
- Avaliação de conhecimentos pré-formação;
- Apresentação da tarefa final: Relatório de reflexão individual.
1.2. Apresentação e familiarização com as ferramentas online
Moodle®, Adobe Connect®, Padlet® e Tricider®:
- Registo e construção de perfil;
- Apresentação das funcionalidades da ferramentas;
Módulo 2. Introdução à metodologia de Tutoria (2h assíncronas + 1h síncrona)
2.1 Tutoria
- Explorar o conceito de tutoria: perspectiva histórica;
- Explorar as diferenças entre coaching, mentoring e tutoria;
- Os Programas de Tutoria: Porquê?;
- Explorar as atribuições do professor-tutor na legislação em vigor;
2.2 Competências de Relação Interpessoal na Tutoria
- Apresentação e reflexão acerca dos objetivos do processo de tutoria;
Módulo 3. Os tipos de conhecimento e a sua relação com a aprendizagem (2h assíncronas + 1h síncrona)
3.1 Tipos de conhecimento
- Apresentação dos Tipos e fases de conhecimento;
- Interação entre o conhecimento e a aprendizagem;
3.2 Competências de Relação Interpessoal na Tutoria
- Apresentação e reflexão acerca do ciclo do processo de ajuda;
Módulo 4. Motivação e aprendizagem: (con)sequêncialidades (2h assíncronas + 1h síncrona)
4.1 Motivação
- Aprofundar o conceito de motivação no contexto da aprendizagem e as abordagens cognitivas da motivação;
- Aprofundar o papel dos objetivos e o que orienta os alunos para os diferentes objetivos;
4.2 Competências de Relação Interpessoal na Tutoria
- Apresentação e reflexão acerca da fase de facilitação do ciclo do processo de ajuda;
Módulo 5. Modelos de autorregulação da aprendizagem (2h assíncronas + 1h síncrona)
5.1 Modelos de autorregulação da aprendizagem
- Aprofundar o modelo das fases da aprendizagem autorregulada segundo Zimmerman (2000; 2002);
- Aprofundar o modelo PLEA (Rosário, 2004);
5.2 Competências de Relação Interpessoal na Tutoria
- Apresentação e reflexão acerca da fase de transição/insight do ciclo do processo de ajuda;
Módulo 6. Estratégias de autorregulação da aprendizagem em contexto de tutoria (2h assíncronas + 1h síncrona)
6.1 Estratégias de autorregulação da aprendizagem
- Explorar as estratégias de autorregulação da aprendizagem e sua aplicação em contexto de tutoria;
- Explorar plano sequencial para a promoção do desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem;
6.2 Competências de Relação Interpessoal na Tutoria
- Apresentação e reflexão acerca da fase de ação do ciclo do processo de ajuda;
Módulo 7. Envolvimento Escolar e Possible Selves (2h trabalho autónomo + 1h síncrona)
7.1 Envolvimento Escolar e Possible Selves
- Aprofundar o conceito de envolvimento escolar e as suas dimensões em interligação com as competências de autorregulação;
- Aprofundar o conceito de possible selves e a sua influência no envolvimento escolar, na definição de objetivos e no sucesso académico;
7.2 Competências de Relação Interpessoal na Tutoria
- Apresentação e reflexão acerca do treino de competências de atendimento;
Módulo 8. Avaliação (2,5h assíncronas + 1h síncrona)
8.1 Avaliação do curso de formação
- Avaliação de conhecimentos pós-formação e da qualidade da formaçaõ;
- Reflexão acerca dos conteúdos e implicações no contexto de tutoria e das competências do tutor;
8.2 Relatório reflexão individual
|