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03NF2016 - O Stand Up Paddle como modalidade de Desporto Escolar

 

Ficha da Acção
Designação O Stand Up Paddle como modalidade de Desporto Escolar
Classificação Formação Contínua    Modalidade Curso de Formação

Duração
Nº Total de horas 25    Nº de Créditos 1

Cód. Área A21   Descrição Educação Física,
Cód. Dest. 32   Descrição Professores de Educaçäo Física
Dest. 50% 32   Descrição Professores de Educaçäo Física
 
Reg. de acreditação (ant.) CCPFC/ACC-83994/15

Formadores
Formadores com certificado de registo
 Nome HENRIQUE MANUEL PEREIRA DE OLIVEIRA FRAZÃO    Reg. Acr. CCPFC/RFO-11988/01
Componentes do programa    Nº de horas 25



Anexo A
A preencher nas modalidade de Curso, Módulo, DSES e Seminário
Razões justificativas da acção e a sua inserção no plano de actividades da entidade proponente
O combate ao sedentarismo na população jovem em idade escolar tem sido uma preocupação da Escola em geral e, mais especificamente, da Educação Física. De facto, para muitos jovens adolescentes os momentos de atividade física semanal resumem-se às aulas de Educação Física e, por vezes acrescem os treinos do Desporto Escolar. A oferta de modalidades do Desporto Escolar é muito vasta, procurando ir de encontro aos interesses e motivações dos alunos. A prática do Paddle tem vindo a aumentar de uma forma impressionante. Para tal tem contribuído o grande número de campeonatos nacionais e mundiais que vão decorrendo nas nossas praias, e, claro está, a publicidade. O que une os praticantes de Paddle em torno desta modalidade, transformando-a quase em culto, é o prazer proporcionado pelo deslizar em cima das ondas e contacto com a Natureza. O Paddle em contexto de núcleo de Desporto Escolar não se resume aos treinos na praia. Muitas estratégias podem ser usadas no seu ensino/treino, nomeadamente na melhoria das capacidades físicas dos alunos em contexto de Escola, que depois servirão de transfer positivo para a prática da modalidade. Neste contexto, esta ação visa dotar os docentes de meios, estratégias didáticas e metodológicas para o ensino e treino do Paddle em perfeitas condições de segurança.
Objectivos a atingir
Identificar as técnicas básicas do Paddle, componentes críticas, erros mais comuns e correções;
Selecionar meios auxiliares à aprendizagem e treino do stand up paddle;
Preparação física no Paddle em contexto de treino/competição no desporto escolar (crosstrainning);
Dotar os docentes de conhecimentos relativos à elaboração de competições do Paddle;
Identificar os pontos fundamentais na planificação e programação de competições do Paddle; 
Conhecer o regulamento específico do Paddle no Desporto Escolar.
Conteúdos da acção
1.Apresentação da formação e explicação dos critérios de assiduidade e avaliação dos formandos - 1 hora;
2.Técnicas-base do Paddle: componentes críticas, erros e correcções - 3 horas;
3.O paddle no desporto escolar: competição (regulamento específico) - 3 horas;
4.Treino funcional (cross-trainning) no desenvolvimento das capacidades físicas e Treino específico em contexto aquático (ensinar a competir) - 10 horas;
5. Simulação de competição - 7 horas;
6. Avaliação da ação de formação - 1 hora
Metodologias de realização da acção
Sessões teóricas;
Sessões teórico-práticas;
Sessões práticas.
Regime de avaliação dos formandos
Cada formando elaborará um relatório individual escrito, avaliado e classificado em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Contínua(n.º 3 do artigo 20.º) e em conformidade com o Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio.Ter-se- à ainda em consideração as cartas circulares do CCPFC e o Regulamento Interno do CFAE nas questões relacionadas com a avaliação e certificação da formação contínua certificada pelo CCPFC.
 


Calendarização:

Datas: 5, 6, 7 de julho de 2016

 

 

 

 



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