De 31 Maio 2012 09:00 às 31 Maio 2012 18:00
Local: Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche
Formador(a): Valdemar José Dos Santos Miguel
geral@cfaecentro-oeste.pt
262841831
http://www.cfaecentro-oeste.pt
Categorias: Pessoal Docente, Curso de Formação
Visualizações: 689
Número da Ação
|
23NF2012
|
Registo de acreditação
|
CCPFC/ACC-70210/12 - Modalidade: Curso de Formação
|
Duração e Créditos
|
Horas Presenciais: 25 horas
Horas de Trabalho Autónomo: 0 Horas
Total de Créditos: 1 Créditos
|
Formadores responsáveis
|
José Monteiro, João Moreira e Dulce Soure |
Destinatários
|
Destinatários de acordo com o artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica): S/D
Nº de Formandos:
Mínimo: 0 - Máximo: 0
|
Critérios de seleção
|
1.Docentes em exercício de funções na área de intervenção do CFAE
2.Outros Docentes.
3.Por ordem de inscrição e pagamento da propina.
30€/Por Transferência para o NIB 003501830006850893011 (obrigatoriedade de envio, do respectivo comprovativo através do formulário, "Envio do Comprovativo de Pagamento") ; Por cheque (à ordem do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro/CFAE); Por numerário no CFAE. Inscrição online (obrigatória), em www.cfaecentro-oeste.pt.Inscrições até ao dia 15 de Abril.
|
Conteúdos
|
1. Apresentação da Ação. Objetivos, Conteúdos, Metodologias e Avaliação. 30 minutos2 - O conceito de Aprendizagem ao Longo da Vida – 3 horas2.1. O Conceito2.2. Evolução ao longo dos anos;2.3. A atual realidade;2.4. Implementação.3. Apresentação e análise de boas práticas por parte das várias entidades. Referência à evolução dos conceitos de educação, formação, educação e formação ao longo da vida, aprendizagem ao longo da vida. Trabalhos de grupo. - 4 horas4. Apresentação e discussão em plenário dos trabalhos de grupo. 2 horas5. Abordagem multidisciplinar do conceito de competência e do seu desenvolvimento. – 1,5 horas6. Mediação e Educação de Adultos, na perspetiva da Aprendizagem ao Longo da Vida. 4 Horas7.A realidade e a teoria.Caso de Estudo.9 Horas.Reflexão individual sobre a experiência pessoal dos formandos, no contexto da aprendizagem ao longo da vida(formal e informal), traduzida na submissão de um pequeno portefolio com o resultado dessa reflexão e com as aprendizagens relevantes cooptadas na ação de formação.Sessões síncronas através da plataforma LMS.7. Avaliação da acção - 1 hora
|
Razões
|
Ao longo dos últimos anos a abordagem dos problemas da formação, do emprego e do desemprego tem ocupado um lugar de destaque na agenda internacional, em particular na União Europeia.A sociedade do conhecimento, bem como as tendências económicas e da sociedade em geral, como a globalização, a evolução das estruturas familiares, a evolução demográfica e o impacto da tecnologia digital, oferecem vantagens e colocam vários desafios potenciais para a União Europeia e os seus cidadãos. Estes podem beneficiar de um conjunto de novas oportunidades de comunicação e emprego. A aquisição contínua de conhecimentos e competências é essencial para poder tirar partido dessas oportunidades e participar ativamente na sociedade.Paralelamente, a vantagem concorrencial depende cada vez mais dos investimentos em termos de capital humano. Por conseguinte, os conhecimentos e as competências são pois um importante catalisador para o crescimento económico. Dado o actual clima de instabilidade económica, investir nos indivíduos assume uma importância acrescida.Mas por outro lado, a sociedade de conhecimento acarreta riscos e incertezas consideráveis, na medida em que é passível de reforçar desigualdades e a exclusão social. O germe da desigualdade desponta numa fase prematura da existência, constituindo a participação na educação inicial um fator primordial.No espaço europeu, a Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) tem sido objeto de discussões e de desenvolvimentos políticos, reiterando-se como uma componente básica do modelo social europeu, evoluindo no enquadramento estabelecido pela Estratégia Europeia para o Emprego (EEE), procurando concretizar respostas para as especificidades do mercado de trabalho.A educação e a formação são, por isso, fatores essenciais para alcançar os objetivos que passam pelo desenvolvimento e a realização, sobretudo, das pessoas adultas que abandonaram precocemente os níveis de educação e formação iniciais. A Comissão Europeia afirma nunca ser tarde para aprender. Assim, o papel da educação e formação de adultos, neste contexto, é também uma contribuição para alcançar os objetivos da Estratégia de Lisboa, que consistem em melhorar o crescimento económico, a competitividade e a inclusão social.Uma melhor educação e formação de adultos pode desempenhar um papel crucial na formação profissional dos cidadãos e na inclusão social no mercado do emprego das categorias menos favorecidas, como os migrantes e os idosos, cada vez mais numerosos em Portugal e na Europa. Além disso, a melhoria daeducação e formação de adultos representa uma vantagem considerável no plano colectivo e no plano individual. Tornar o nível geral de competências dos cidadãos mais elevado contribui para melhorar os indicadores económicos, como a produtividade e a taxa de desemprego, e os indicadores sociais, como a participação cívica, a criminalidade e os custos dos cuidados de saúde.Nesta ordem de ideias, constata-se que as escolas e outras entidades formadoras da região oeste bem como as empresas são chamadas para praticarem uma cooperação ativa porque, enquanto instituições, integram um sistema social que submete a ambas, e todas as outras espécies de unidades sociais, certos imperativos de educação e formação.Nesta ordem de ideias, constata-se uma necessidade urgente de refletir sobre as novas realidades na tentativa de encontrar as respostas mais adequadas, melhorando a formação de um corpo de formadores habilitados e especializados neste domínio, abrangendo todos profissionais ao serviço dos Centros Novas de Oportunidades da Região Oeste. É, neste sentido, que se propõe este Curso de formação.
|
Efeitos
|
•Ser capaz de compreender a função da educação de adultos numa sociedade em transformação, marcada pela globalização e multiplicidade/diversidade informativa;•Ser capaz de distinguir a relação entre a educação e formação de adultos e as formas escolares e não escolares;•Enquadrar a educação e formação de adultos nas novas políticas europeias de aprendizagem ao longo da vida;•Descrever os diferentes contextos de aprendizagem na vida adulta;•Conceber soluções e projectos para problemas de educação de adultos;•Ser capaz de entender os diferentes modos de aprendizagem nas diversas situações formativas;•Ser capaz de promover o desenvolvimento de competências pedagógicas, de avaliação e animação de formação no âmbito dos cursos EFA.•Ser capaz de valorizar, na prática, os três eixos de acção: reconhecimento, validação e certificação;•Ser capaz de, em equipas de profissionais, buscar atitudes, linguagens e instrumentos comuns para a ação, salvaguardando o caráter único da abordagem (auto) biográfica individual;•Ser capaz de assumir atitudes que ajudem o adulto a sentir-se sujeito da sua aprendizagem;•Promover o debate e a troca de experiências entre os diversos agentes do domínio da Educação e Formação de Adultos;•Ser capaz de identificar e debater a evolução do campo de práticas;•Conhecer e problematizar os resultados de investigações recentes;•Incentivar a reflexão, a investigação e a produção científica.
|
Avaliação dos formandos
|
Avaliação a incidir sobre o trabalho individual produzido pelos formandos (os recursos pedagógicos produzidos e colocados na plataforma LMS,portefolio), classificados na escala de 1 a 10, em conformidade com o RJFCP e as cartas circulares do CCPFCP e do CCPFC/DGRHE.
Distribuição dos pesos sobre as diversas componentes da formação de acordo com os critérios aprovados pela Comissão Pedagógica do CFAE: 10% Avaliação Presencial; Trabalho Presencial 40%; Documento de Reflexão Crítica 50%.
|
Calendarização/
Horário
|
Início a 31-05-2012 das 9:00 às 18:00.
31 de Maio e 1 de Junho
|
Local de realização
|
Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche |