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05NF2012 - Os Quadros Interactivos e (n)a Prática Lectiva (INICIAÇÃO)

 

Número da Acção

05NF2012

Registo de acreditação

CCPFC/ACC-66086/11 - Modalidade: Curso de Formação

 

Duração e Créditos

Horas Presenciais: 25 horas

Horas de Trabalho Autónomo: 0 Horas

Total de Créditos: 1 Créditos

Formadores responsáveis

ANA MARGARIDA SILVA BATALHA

 

Destinatários

Destinatários de acordo com o artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica): S/D

Nº de Formandos:

Mínimo: 20 - Máximo: 30

Critérios de selecção

Docentes do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia. Por ordem de inscrição. Nº de vagas 20.
60 €/Por Transferência para o NIB 003501830006850893011 (obrigatoriedade de envio, do respectivo comprovativo através do formulário, "

Envio do Comprovativo de Pagamento")

; Por cheque (à ordem do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro/CFAE); Por numerário, na Secretaria do Agrupamento, ou no CFAE. Inscrição online (obrigatória), em  www.cfaecentro-oeste.pt. Inscrições até ao dia 11 de Março.

 

 

Conteúdos

1. Apresentação e demonstração de recursos digitais produzidos para os QIM - Quadros
Interactivos Multimédia.3 horas.
2. Procedimentos de instalação e configuração de um QIM e do software correspondente.3 horas
3. Questões introdutórias à interacção com um QIM - PC e o Projector de Vídeo; Marcadores de
interacção; Superfície interactiva; Barras laterais de funcionalidades rápidas; Introdução ao
software do QIM.3 horas
4. Os modos de utilização do QIM - Modo Quadro Branco; Escritório; Quadro Interactivo (a
escrita e o desenho, gravador e video player, captura de diapositivos produzidos num programa
de apresentação, captura de notas de uma folha de cálculo, através do quadro interactivo,
nomeadamente para a criação de gráficos, metodologias de trabalho com recurso ao QIM, -
potencialidades do trabalho cooperativo com recurso ao QIM.3 horas
5. Elaboração de recursos interactivos para as diversas áreas curriculares disciplinares e áreas
curriculares não-disciplinares.6 horas
6. Implementação de recursos/materiais interactivos em contextos de ensino-aprendizagem, por
parte dos formandos.3 horas - trabalho autónomo testando os recursos em sala de aula, com elaboração de relatório.
7. A avaliação do impacto da utilização pedagógico-didáctica dos quadros interactivos, nos
processos de ensino/aprendizagem. 4 horas.

Razões

O investimento que tem vindo a ser feito no parque escolar, traduzido na colocação de Quadros Interactivos nas Salas de Aulas, potencia o interesse e a motivação dos docentes na utilização e aplicação desta tecnologia didáctica, possibilitando a melhoria das aprendizagens dos alunos e a facilitação pedagógica do processo de ensino-aprendizagem.Tal potencial carece de enquadramento tecnológico, ao nível do domínio das competências tecnológicas,  passível da sua aplicação e  utilização, pelo que se justifica a formação dos profissionais da educação baseada no dominio da tecnologia e sua aplicação profissional.

Efeitos

• Utilizar metodologias activas e participativas, com recurso às TIC, no processo de ensino e
aprendizagem;
• Incentivar a adequada utilização dos quadros interactivos em contextos de aprendizagem
escolar;
• Favorecer a emergência de novas práticas pedagógicas ao nível dos professores potenciando
os benefícios dos quadros interactivos na renovação dos contextos de aprendizagem e
eficiência do processo educativo;
• Promover a divulgação e partilha de materiais, metodologias, práticas experiências, recursos e
saberes no seio da comunidade educativa, no âmbito da integração educativa dos quadros
interactivos e das TIC em geral;
• Valorizar práticas avaliativas indutoras de melhoria da qualidade dos processos educativos;
• Estimular novas estratégias e práticas pedagógicas promotoras de metodologias inovadoras
por parte dos professores;
• Mobilizar as potencialidades educativas dos quadros interactivos promotoras do
desenvolvimento profissional dos professores;
• Produzir, utilizar e avaliar recursos educativos digitais, com as ferramentas do INTERWRITE, e outros disponíveis,
potenciadores da construção do conhecimento;
• Incrementar a inovação educacional, potenciando a utilização das TIC;
• Potenciar o recurso às TIC na criação de contextos de aprendizagem que fomentem as
capacidades de formular e resolver problemas, de comunicar, do espírito crítico e da
criatividade.
• Adoptar práticas que levem ao envolvimento dos alunos em trabalho prático com TIC;
• Estimular momentos de reflexão decorrentes das práticas pedagógico-didácticas.

Avaliação dos formandos

Apresentação de um porfolio dos materiais produzidos e utilizados na avaliação das aprendizagens. avaliado na escala de 1 a 10 valores, em conformidade com o RJFCP e as Cartas Circulares do CCPFC e da DGRHE.

Distribuição dos pesos sobre as diversas componentes da formação de acordo com os critérios aprovados pela Comissão Pedagógica do CFAE: 10% Avaliação Presencial; Trabalho Presencial 40 %; Documento de Reflexão Crítica 50%.

Calendarização/

Horário

Início a 13-03-2012 das 17:00 às 20:00.

DATA

Entrada

Saída

Total de Horas

13-03-2012

17:00

20:00

3

20-03-2012

17:00

20:00

3

10-04-2012

17:00

20:00

3

17-04-2012

17:00

20:00

3

24-04-2012

17:00

20:00

3

08-05-2012

17:00

20:00

3

15-05-2012

17:00

20:30

3,5

22-05-2012

17:00

20:30

3,5

TOTAL

 

25

Local de realização

Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia

 



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