01ND2012 - A Educação Inclusiva e o papel dos Assistentes Operacionais em alunos com NEE
Número da Ação |
01ND2012 |
Registo de acreditação |
dgrhe - Modalidade: Seminário |
Duração e Créditos |
Horas Presenciais: 15 horas Horas de Trabalho Autónomo: 0 Horas Total de Créditos: Créditos |
Formadores responsáveis |
Ana Franco, Margarida Sobreiro, Maria Leonor Pires, Teresa Neto, Susana Maria e Carlos Simões |
Destinatários |
Destinatários de acordo com o artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Assistente Operacional Mínimo: 50 - Máximo: 50 |
Critérios de seleção |
1. Assistentes Operacionais das Escolas Associadas 2. Outros Assistentes Operacionais Inscrição online (obrigatória), em www.cfaecentro-oeste.pt, até ao dia 02 de Dezembro. Inscrições limitadas.
|
Conteúdos |
O Seminário terá um total de 15 horas, distribuídas pelos conteúdos como se ilustra seguidamente: |
Razões |
A Declaração de Salamanca, assinada por representantes de 92 governos, incluindo o de Portugal, constitui um marco referencial para a Educação Inclusiva, afirmando definitivamente que todos os alunos devem aprender juntos na escola regular e que esta terá que fornecer uma educação e apoio adequados. Os Assistentes Operacionais são profissionais da ação e intervenção educativa com um espirito de missão muito peculiar e muito profissional. A eles compete dar apoio e acompanhar todas as ações e intervenções que têm os alunos com necessidades educativas especiais como público prioritário. Na realidade, e na prática, o que sucede é que as competências técnicas necessárias para a sua intervenção junto do referido público são muito incipientes, ou existentes apenas pela via empírica, e pela sua intervenção direta junto da comunidade educativa. |
Efeitos |
Este Seminário pretende ir ao encontro das necessidades de formação dos assistentes operacionais no domìnio das temáticas pedagógicas e sócio-educativas relacionadas com a ação intervenção que se exige a este profissionais.
|
Avaliação dos formandos |
Teste escrito.
Inquérito aos formandos.Relatório dos formadores.Inquérito aos formadores.
HORAS TEÓRICO-PRÁTICAS: 15
As sessões serão todas de caráter teórico-prático.
Expressão final da avaliação (quantitativa/qualitativa): Quantitativa (escala de 0 a 20 valores)
Ponderação a atribuir a:
*Participação/avaliação contínua:40%
*Assiduidade:10%
*Teste escrito/trabalhos:50%
|
Calendarização/Horário |
Dias 17 e 18 de Dezembro, Dia 17: Das 9:00 às 13:00 H; Das 14:00 às 18:00 H;
Dia 18: Das 09:00 h às 13:00 H; das 14:00 H ás 17:00 H.
|
Local de realização |
Auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro |
|