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01ND2012 - A Educação Inclusiva e o papel dos Assistentes Operacionais em alunos com NEE

De 17 Dezembro 2012 09:00 às 17 Dezembro 2012 18:00
Categorias: Pessoal Não Docente
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Fundação Calouste Gulbenkian

Número da Ação

01ND2012

Registo de acreditação

dgrhe - Modalidade: Seminário

 

Duração e Créditos

Horas Presenciais: 15 horas

Horas de Trabalho Autónomo: 0 Horas

Total de Créditos:  Créditos

Formadores responsáveis

Ana Franco, Margarida Sobreiro, Maria Leonor Pires, Teresa Neto, Susana Maria e Carlos Simões

 

Destinatários

Destinatários de acordo com o artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Assistente Operacional

Mínimo: 50 - Máximo: 50

Critérios de seleção

1. Assistentes Operacionais das Escolas Associadas

2. Outros Assistentes Operacionais

Inscrição online (obrigatória), em www.cfaecentro-oeste.pt, até ao dia 02 de Dezembro. Inscrições limitadas.

 

 

Conteúdos

O Seminário terá um total de 15 horas, distribuídas pelos conteúdos como se ilustra seguidamente:
1. Apresentação da Ação. Introdução. Objetivos. Metodologias. Avaliação. 1 hora(TP)
2. O papel dos Assistentes Operacionais no contexto escolar e Importância da formação-2 horas(TP)
2.1-Sistema organizacional em que se encontram inseridos/2.2 Contributos para comunicação educativa
2.3. Funções/2.4.Atitudes/2.5Papéis.
3.O impacto da deficiência no contexto familiar. - 2 horas(TP)/3.1.O impacto da deficiência no contexto escolar.
3.2. Da desigualdade à cidadania/3.3. História da inclusão escolar/3.4. A escola inclusiva;
3.5 Desafios da Inclusão escolar.
4. A caraterização e problemáticas das Necessidades Educativas Especiais.-2 horas(TP)
4.1.- Abordagem às várias deficiências (motora, cognitiva, visual, autismo, auditiva e multideficiência)
4.2- Intervenção pedagógica face às Necessidades Educativas Especiais.
5.Educação inclusiva e articulação entre intervenientes no processo educativo.-2 horas(TP)
5.1.O que é a Educação Inclusiva/5.2.Articulação entre os agentes educativos intervenientes na educação da criança com NEE.5.3. O Assistente Operacional facilitador e mediador no processo ensino aprendizagem da criança com NEE/5.4. O papel do Assistente Operacional na articulação entre intervenientes no processo educativo: intervenção direta; intervenção indireta/5.5Trabalho em equipa.5.6.Estratégias de intervenção.
6.Educação parental nas NEE - 2 horas(TP). 6.1. O papel dos pais e dos governos.
7.Estratégias de apoio/intervenção com alunos com NEE nas escolas - 2 horas(TP).7.1.Evolução dos conceitos.
8. Encerramento do Seminário e Avaliação - 2 horas(TP)

Razões

A Declaração de Salamanca, assinada por representantes de 92 governos, incluindo o de Portugal, constitui um marco referencial para a Educação Inclusiva, afirmando definitivamente que todos os alunos devem aprender juntos na escola regular e que esta terá que fornecer uma educação e apoio adequados.
As escolas/agrupamentos devem reconhecer e satisfazer as necessidades diversas dos seus alunos, adaptando-se aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, de modo a garantir um bom nível de educação para todos, através de currículos adequados, de uma boa organização escolar, de estratégias pedagógicas, de utilização de recursos. O Decreto- Lei nº 3/2008 promove uma escola democrática e inclusiva , orientada para o sucesso educativo de todas as crianças e jovens.
A escola inclusiva pressupõe a individualização e personalização de estratégias educativas, enquanto método de prossecução de objetivos dos promover competências universais que permitam a autonomia e o acesso à condução plena da cidadania por parte de todos.

Os Assistentes Operacionais são profissionais da ação e intervenção educativa com um espirito de missão muito peculiar e muito profissional. A eles compete dar apoio e acompanhar todas as ações e intervenções que têm os alunos com necessidades educativas especiais como público prioritário. Na realidade, e na prática, o que sucede é que as competências técnicas necessárias para a sua intervenção junto do referido público são muito incipientes, ou existentes apenas pela via empírica, e pela sua intervenção direta junto da comunidade educativa.
Este Seminário pretende ir ao encontro das necessidades de formação dos assistentes operacionais no domínio das temáticas pedagógicas e sócio-educativas relacionadas com a ação intervenção que se exige a este profissionais.
Trata-se de um evento formativo destinado a formar, informar e motivar os assistentes operacionais para a necessária, proficiente e exigente tarefa de trabalhar com alunos referenciados com tendo NEE´s.

Efeitos

Este Seminário pretende ir ao encontro das necessidades de formação dos assistentes operacionais no domìnio das temáticas pedagógicas e sócio-educativas relacionadas com a ação intervenção que se exige a este profissionais. 

Avaliação dos formandos

Teste escrito.
Inquérito aos formandos.Relatório dos formadores.Inquérito aos formadores.
HORAS TEÓRICO-PRÁTICAS: 15
As sessões serão todas de caráter teórico-prático.
Expressão final da avaliação (quantitativa/qualitativa): Quantitativa (escala de 0 a 20 valores) 
 Ponderação a atribuir a:                                            
*Participação/avaliação contínua:40%
*Assiduidade:10%
*Teste escrito/trabalhos:50%

Calendarização/

Horário

Dias 17 e 18 de Dezembro,

Dia 17: Das 9:00 às 13:00 H; Das 14:00 às 18:00 H;
Dia 18: Das 09:00 h às 13:00 H; das 14:00 H ás 17:00 H.

Local de realização

 Auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro

 




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