28NF2015 - Práticas, Experiências e Partilhas no trabalho docente com alunos com NEE´s
Programa do Seminiário
Seminário partilha de práticas nas NEE(s)
Práticas, Experiências e Partilhas no trabalho com alunos com NEE
Datas: 7, 8 e 9 de Julho de 2015 | Auditório do CCC-Caldas da Rainha
1.º dia(7 julho – 3.ª feira)
9:00 h – Abertura do secretariado e inicio dos trabalhos
9.30h – Sessão de apresentação
10:00h/11:00h – (1.º painel)
Os contextos da neurociência e da neuroeducação – a sua importância no conhecimento dos processos de aprendizagem.
| Conferencista a divulgar |
11:30h/13:00h – (2.º painel)
Aprendizagem e “ensinagem” diferenciada – Aprendemos e ensinamos todos da mesmamaneira?
Doutor José Morgado – ISPA
13:00h/14:00h (interrupção dos trabalhos para almoço)
14:00h/16:00h (3.º Painel)
As tecnologias de informação e comunicação nas necessidades educativas especiais. Importância, funcionalidades e aplicações (Recursos).
. Mestre Helena Feijão – Docente de Educação Especial (Agrupamento de Escolas Madeira Torres)
. Dr.ª Ana Paulo António e Dr. Carlos Ferreira – CRTIC Caldas da Rainha – AE Raúl Proença
Apresentação e exploração pedagógica digital para alunos com NEE
. Mestre Carlos Raminhos
Experiências do uso das TIC no desenvolvimento da literacia numa perspetiva inclusiva (documentado com filmes)
- Dr.ª Teresa Miguel; Dr.ª Martinho Pina e Dr.ª Vânia Bernardino - Agrupamento Escolas Rafael Bordalo Pinheiro
- Dr.ª Lina Andrade e Dr.ª Olga Madeira - Agrupamento Escolas Fernão Pó
16:30h/18:30h (4.º painel)
Dificuldade intelectual e desenvolvimental(DID): Comportamento adaptativo-ECA como instrumento para a realização do PIT.
. Doutora Sofia Santos – Faculdade de Motricidade Humana
2.º Dia (8 julho – 4.º feira)
9:30h/11:00h (5.º painel)
Currículos Específicos Individuais: perspetivas e implementação?
Doutora Ana Ferreira - Santarém
- Práticas e experiências desenvolvidas em agrupamentos
. Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia
. Agrupamento de Escolas do Cadaval
11:30h/13:00 (6.º Painel)
A transição para a vida pós escolar – que Planos Individuais de Transição (PIT)?
Mestre Filomena Pereira – Direção Geral da Educação
- Práticas e experiências desenvolvidas em agrupamentos
.Dr.ª Lígia Silva - Agrupamento de Escolas de Peniche
13:00h/14:00h - (interrupção dos trabalhos para almoço)
14:00h/15:30h (7.º painel)
A transição da escola para o mercado de trabalho
Dr. Pedro Bento e Dr.ª Virginia Lacerda (CEERDL)
Projeto qualificar para a Inclusão
Dr.ª Ana Bernardino e Drª Inês Cação (CERCIP)
16:00h/18:30h (8.º painel)
A educação Bilingue: A Importância da língua Gestual Portuguesa (LGP)
- Doutora Maria José Freire – Escola Superior de Educação de Setúbal
- Mestre Amílcar Morais | Com interprete em LGP|
Práticas e experiências desenvolvidas em agrupamentos
. Dr.ª Estela Morgado; Dr.ª Ana Couto; Dr.ª Cátia Franco - Rafael Bordalo Pinheiro – Santa Catarina
. Projeto “Tu e eu, as nossas mãos comunicam” – Uma experiência Dr.ª Céu Guerra; Dr.ª Margarida Nunes e Cristina Silva (mãe)
3.º Dia – 5.ª feira (9 julho)
9:30h/11:00h (9.º painel)
Salas Snoezelen na estimulação sensorial em alunos com NEE
Drº. Francisco Alvernaz (coordenador da FORBRAIN Snoezelen Room)
. Práticas e experiências desenvolvidas em agrupamentos
- Drª Patrícia Costa - TSEER (CRI CERCIPENICHE)
- Dr.ª Elsa Antunes educadora da IP / Dr.ª Vanda Madeira –Psicóloga e Drª Maria João Fragoso (CRICERCINA) / Mestre Marinela Pinto - Agrupamento Escolas Fernão do Pó – Bombarral
11:30h/13:00h (10.º Painel)
Prática de desportos náuticos – experiências com crianças e jovens com NEE.
. Dr. Joaquim Pequicho;
. Dr.ª Susana Clara (CERCINA);
. Dr. Edgar Batalha e Nuno Batalha (Special Surf 78 - Peniche)
13:00h/14:00h – (interrupção dos trabalhos para almoço)
14:00h/15:30h (11.º Painel)
Escola da Ponte: uma experiência pedagógica inclusiva
. Responsáveis da Escola da Ponte
16:00h/18:30h (12.º painel)
Conseguir escolas inclusivas, abertas à diversidade e de qualidade para todos
Dr.ª Susana Chagas
Rede inclusão - Uma plataforma para aprofundar a educação inclusiva
Dr.ª Isabel Paes
18:30h/19:00h: Avaliação e Encerramento dos trabalhos
*Todos os painéis terão um moderador e tempo para debate.