1. Enquadramento: a gestão da qualidade e inovação nas escolas | 1,5h
Análise do conceito “qualidade e melhoria contínua” face à legislação e práticas das escolas
2. Estratégia para a Qualidade | 3h
2.1 Cultura da qualidade
Os principais modelos internacionais da gestão da qualidade adotados nas instituições educativas, princípios, critérios e fases de implementação: ISO 9001, ENQA, CAF Educação, EQAVET, ISO 21001
2.2 A excelência organizacional
A evolução da autoavaliação CAF Educação à adoção do modelo de excelência organizacional EFQM: fases e metodologias
2.3 O processo de reconhecimento
A dinâmica do processo de avaliação externa para o reconhecimento da implementação dos modelos e resultados - Selo conformidade EQAVET, CAF, PEF, C2E, R4E, certificação ISO - SPQ
2.4 O sistema EQAVET
Princípios, requisitos e instrumentos do EQAVET
2.5 A estratégia da qualidade na escola
Estrutura de implementação da estratégia para a melhoria da qualidade: vertente organizacional, pedagógica e resultados esperados.
Planeamento das atividades e recursos – atividade prática
3. Programa de Inovação e Melhoria | 7 h
3.1 Inovação da gestão
Instrumentos de pensamento estratégico
3.2 Estratégias de inovação pedagógica
• Repensar a educação: empregos inovadores, inovação nos locais de trabalho, no estilo de ensino, nas praticas institucionais, na organização da sala de aula, na utilização dos materiais pedagógicos, nos métodos de avaliação, na tecnologia, no trabalho colaborativo, nos mecanismos de retorno da informação, na avaliação do desempenho, nas relações externas, no envolvimento dos alunos, nos resultados.
• Competências do século XXI, percursos, progressos, potencialidades
• Autonomia e flexibilidade, inclusão
• abordagem multinível, articulação entre ciclos, currículo integrador, transdisciplinaridade das aprendizagens, diversidade linguística
3.3 Mobilização da comunidade educativa:
•co-produção, no contexto escolar implicará o repensar os serviços educativos juntos dos principais agentes da comunidade educativa – pensar, projetar, executar e avaliar em conjunto, num modelo de relacionamento colaborativo e responsável.
•design thinking, constitui uma abordagem ao método da resolução de problemas centrada nas pessoas, suas experiencias e opiniões, mediante 5 fases: empatia, definição, idealização, protótipo e teste, pretende-se adotar as soluções mais criativas e eficazes.
4. Avaliação - 1 hora
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