A exploração de tecnologias como recurso para a diversificação de atividades de ensino e avaliação no âmbito da aprendizagem da Matemática revela-se pertinente, atual e tem sido continuamente promovida pela Associação de Professores de Matemática.
O software GeoGebra tem vindo a consolidar-se como uma ferramenta incontornável nas práticas dos professores de Matemática. Assim, importa sustentar práticas inovadoras com recurso a esta ferramenta num equilíbrio difícil entre as questões técnicas e os aspetos didáticos. Neste sentido, pretende-se promover o aprofundamento de uma ferramenta específica do GeoGebra, alavancada e integrada pelas potencialidades do “Portal” e das restantes ferramentas da aplicação, num ciclo de ensino, para que a homogeneidade dos formandos e das abordagens aprofundadas no curso permita uma reflexão e partilha mais significativas no contexto de cada participante.
O centro de formação APM considera esta ação importante para o seu plano de formação, pois representa uma
oportunidade para explorar mais um recurso atual e útil para a aprendizagem matemática dos alunos.
|