33NF2012 - Laboratórios Multimédia no Ensino/Aprendizagem das Línguas
De
04 Outubro 2012 19:00
às 04 Outubro 2012 22:00
Formador(a):
Valdemar José Dos Santos Miguel
Categorias: Pessoal Docente, Oficina de Formação
Visualizações: 977
Número da Ação |
33NF2012 |
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Registo de acreditação |
CCPFC/ACC-71514/12 - Modalidade: Oficina de Formação
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Duração e Créditos |
Horas Presenciais: 25 horas
Horas de Trabalho Autónomo: 25 Horas
Total de Créditos: 2 Créditos
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Formadores responsáveis |
Maria João Ales Moreira Proença
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Destinatários |
Destinatários de acordo com o artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica): Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350
Nº de Formandos:
Mínimo: 10 - Máximo: 20
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Critérios de seleção |
1. Docentes destinatários por ordem de inscrição.
1. Docentes da Esc. Sec. Bordalo Pinheiro.
2. Outros Docentes Associados.
Inscrições de 17 a 30 de Setembro.
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Conteúdos |
1. O Laboratório de línguas
1.1. Princípios de funcionamento;
1.2. Regras de utilização em segurança;
1.3. Condicionantes e estratégias de remediação.
2. Os laboratórios de Línguas e as dinâmicas da comunicação e interacção na Educação
2.1. O paradigma digital e as dinâmicas da comunicação e interacção;
2.2. Suportes de informação multimédia;
2.3. A aprendizagem colaborativa;
2.4. Laboratórios e a renovação dos espaços e tempos dos contextos de aprendizagem;
2.5. Exploração de recursos educacionais disponíveis na Internet - Podcasts, vídeos, entre outros;
2.6. Prática - Elaboração de recursos educativos para utilização em laboratórios de línguas.
3. Recursos educativos e laboratórios de línguas
3.1. Aspectos relevantes de um recurso educativo para ambientes de laboratórios de línguas.
3.2. Aplicações e formatos para elaboração de recursos.
3.3. Exploração em laboratório de recursos existentes (conteúdos aplicações proprietárias ou disponíveis na Internet) a mobilizar para os contextos de aprendizagem.
4. Os laboratórios nas didácticas das Línguas - a língua materna e as línguas estrangeiras (2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário);
4.1. Paradigmas curriculares das didácticas de língua materna e de línguas estrangeiras e sua aplicabilidade em contexto laboratorial:
4.1.1. Ler;
4.1.2. Escrever;
4.1.3. Ouvir;
4.1.4. Falar.
4.2. Os contextos de aprendizagem em Língua materna e em Línguas estrangeiras com recurso a multimédia.
4.3. Apresentação de recursos produzidos e testados com os alunos - debate sobre metodologias e mudança de práticas.
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Razões |
A aprendizagem de línguas estrangeiras é um pré-requisito essencial para o acesso ao conhecimento e um factor favorável à mobilidade pessoal e profissional. A par do domínio da língua materna, a capacidade de comunicar em outras línguas é, no mundo interdependente em que vivemos, uma mais-valia para o exercício da cidadania de forma activa e participada, pois que tal não se confina, hoje, às fronteiras nacionais. Além disso, o domínio de competências de comunicação em várias línguas potencia o alargamento das nossas mundividências, pois permite o acesso a outras culturas, outros valores, modos de viver e pensar.
Neste contexto, os laboratórios de línguas constituem-se como uma ferramenta vital no processo de aprendizagem dos alunos ao permitirem simulações de conversação e de actividades de "escuta" mais aproximadas de contextos reais. Contudo, e até bem recentemente, os laboratórios de línguas tinham uma utilização exclusiva o que os tornava dispendiosos e, desta forma, incomportáveis para os orçamentos das escolas.
O aparecimento de laboratórios TIC nas escolas, vem agora abrir a possibilidade de rentabilização dos mesmos através de soluções de software que permitem criar laboratórios de línguas na estrutura física já existente, contornando os problemas financeiros existentes nas outras soluções.
Esta acção de formação visa criar condições para o desenvolvimento de estratégias de formação contínua de docentes no âmbito das didácticas específicas das línguas estrangeiras e materna com utilização de recursos mais "reais" e apropriados a um ensino que se quer mais concreto e direccionado para situações do dia-a-dia.
A utilização de laboratórios de línguas nos contextos de aprendizagem em geral, e nas didácticas das línguas em particular, irá diversificar as estratégias de ensino/aprendizagem das línguas, bem como alargar o espaço de sala de aula como o conhecemos passando a ser um espaço "mais real" com acesso a recursos disponíveis na Internet e a conteúdos multimédia tão importantes no estudo e na utilização de uma língua.
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Efeitos |
- Apoiar as escolas, os professores na criação de condições para uma adequada utilização de recursos multimédia em contextos de aprendizagem escolar.
- Reflectir sobre os impactos do paradigma digital nos processos de comunicação e interacção e o seu potencial para promover a inovação e mudança dos processos de ensino e de aprendizagem.
- Favorecer a emergência de novas práticas pedagógicas ao nível dos professores potenciando os benefícios dos recursos multimédia na renovação dos contextos de aprendizagem e eficiência do processo educativo.
- Reflectir e debater as potencialidades dos recursos multimédia nas didácticas das línguas estrangeiras e língua materna.
- Desenvolver capacidades de interpretação e produção textual, demonstrando autonomia no uso das competências de comunicação.
- Promover o uso apropriado e fluente de uma língua, revelando interiorização das suas regras e do seu funcionamento
- Melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, bem como o seu gosto pela língua, por via do enriquecimento vocabular, fonético, e da utilização, pelo professor, de materiais pedagógicos autênticos e diversificados.
- Potenciar equipamentos multimédia e TIC existentes nas escolas.
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Avaliação dos formandos |
Critérios de avaliação: Participação na acção (contributos, assiduidade, pontualidade); Competências desenvolvidas (observação de práticas, portefólio de exercícios, plano de trabalho individual); Aplicação de competências ao contexto (plano de intervenção, avaliação de práticas e materiais de apoio). Avaliação na escala de 1 a 10 de acordo com o ECD e com as cartas circulares 3/2007 e 1/2008 do CCPFC e com os seguintes critérios: Assiduidade -10%
Motivação e participação- 30%
Produção de trabalhos e/ou materiais - 40 %
Reflexão crítica ou Prova de Conhecimentos -20%
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Calendarização/Horário |
Início a 04-10-2012 das 19:00 às 22:00.
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Local de realização |
Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro |
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Formandos Inscritos
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Alexandra Maria Da Silva Carvalho Pedroso Sampaio
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4060065 Maria Paula Cavalheiro Jales
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5208261 António Carlos Cravinho Cabrita
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3841705 Helena Maria Campos Ferreira
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09975869 Teresa Isabel Amaral Cruz
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10439993 ELISABETE FERREIRA BENTO
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12897466 Maria Madalena Figueira Gama
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9510263 Ana Margarida Fróis Tomás Soares Gonçalves
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8078778 Paula Maria dos Reis Tavares Farto
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8571719 Paulo Jorge Pires Barata Pereira Vicente
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13845409 Fátima Cristina Rodrigues Ferreira
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2518524 Marina Nunes Ximenes Henriques
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7913970 carla maria do carmo almeida pinto leite
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8000107 maria ivone mil-homens santos
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8456466 Ana Maria Martins Pereira
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09173361 Elsa Maria Chaves do Rosário
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9611144 Dora Isabel Pinheiro Jesus
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9834573 Marisa Isabel Lopes Rosa
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5672892 Maria Emanuel Nogueiro Ferreira
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6965487 MARIA TERESA DA COSTA FIGUEIREDO
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07213671 Jorge Henrique Moniz Ribeiro
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8645721 Mafalda Sofia Rodrigues Pedro
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11843596 Tércio dos Santos Madeira
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6076664 Lina Maria soares de Carvalho
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3328801 Lígia Maria Da Cruz M. Linhares Lima
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10068402 Sónia Cristina Morais Gonçalves
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8536026 Carla Maria Rosinha Ilídio
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4448272 Ana Margarida Salvador Norte
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10087916 vera maria morais
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10952060 Cristina Maria Da Silva Cecilio
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7421999 Maria de Fátima Henriques Madeira
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07387631 Anabela Soares Caldeira Netas
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7660163 Ana Maria Alves Henriques Guerra
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4488026 Maria do Céu Inácio dos Santos
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13058262 JOHN SIMOES SOARES