Destinatários
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Destinatários de acordo com o nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica): Sem destinatários
Nº de Formandos:
Mínimo: 10 - Máximo: 20
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Duração
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Horas Presenciais: 12 horas
Horas de Trabalho Autónomo: 0 Horas
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Registo de acreditação
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CCPFC/ACC-104996/19 - Modalidade: Curso de Formação
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Conteúdos
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1 - Receção dos participantes e levantamento da documentação.Apresentação da ação - 1 hora
2 - Palestra cientifico pedagógica - 2 horas
3 - Partilha de Práticas - prática da docência centra na resolução de problemas de forma criativa. - 3 horas
4 - Workshop sobre estratégias pedagógicas centradas nas metodologia ativas Creative Problem Solving - 4 horas
5 - Conclusões, Socialização e avaliação - 2 horas
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Razões
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A metodologia ativa Creative Problem Solving vai ao encontro da satisfação destas necessidades na profissão professor e na formação dos jovens. Internacionalmente validada, possui demonstração de impacto nas competências indicadas, inclusive no contexto português. Este modelo pedagógico traduz-se em seis passos sequenciais, com recurso à metacognição (Azevedo, Morais & Martins, 2016).
Esta ação de formação servirá para habilitar os docentes a iniciarem a utilização desta metodologia estruturante, quer na conceção de aulas ativas quer na construção e consequente implementação de Domínios de Autonomia Curricular (Paek & Sumners, 2017).
Para além disso, será uma oportunidade de desenvolver os conteúdos curriculares a par das competências para o Sec.XXI, utilizando uma metodologia ativa (Wang, 2019; Yuliani, Kusumah & Sumarmo,2019)
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Efeitos
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Criar condições para a utilização do Creative Problem Solving, enquanto uma metodologia estruturante, em soluções curriculares que permitem o funcionamento interdisciplinar e multidisciplinar (Ex: na construção de Domínios de Autonomia Curricular)
- Disponibilizar estratégias, para que os formandos sejam capazes de desenvolver nos alunos, competências que lhes permitam questionar os saberes estabelecidos, ter opiniões fundamentadas e empáticas, integrar conhecimentos emergentes, comunicar eficientemente, resolver problemas complexos, gerir o tempo, ser mais criativo e estar mais atento ao mundo que os rodeia
- Potenciar a utilização de processos colaborativos da resolução de problemas e de desenvolvimento de competências e saberes, partindo das situações e dos recursos existentes
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Avaliação dos formandos
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Relatório individual classificado em conformidade com o Regulamento Jurídico da formação contínua sendo que a avaliação dos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, tendo como referente as seguintes menções: Excelente, de 9 a 10 valores; Muito Bom, de 8 a 8,9 valores; Bom, de 6,5 a 7,9 valores; Regular, de 5 a 6,4 valores; Insuficiente, de 1 a 4,9 valores.
O certificado estará disponível para entrega, 30 dias uteis, após o término do prazo de entrega dos relatórios.
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