23NF2012 - Aprendizagem Ao Longo Da Vida: Informação e Aprendizagem; Mediação, Formação e Reconhecimento
De
31 Maio 2012 09:00
às 31 Maio 2012 18:00
Formador(a):
Valdemar José Dos Santos Miguel
Categorias: Pessoal Docente, Curso de Formação
Visualizações: 684
Número da Ação
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23NF2012
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Registo de acreditação
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CCPFC/ACC-70210/12 - Modalidade: Curso de Formação
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Duração e Créditos
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Horas Presenciais: 25 horas
Horas de Trabalho Autónomo: 0 Horas
Total de Créditos: 1 Créditos
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Formadores responsáveis
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José Monteiro, João Moreira e Dulce Soure |
Destinatários
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Destinatários de acordo com o artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão cientifica e pedagógica): S/D
Nº de Formandos:
Mínimo: 0 - Máximo: 0
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Critérios de seleção
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1.Docentes em exercício de funções na área de intervenção do CFAE
2.Outros Docentes.
3.Por ordem de inscrição e pagamento da propina.
30€/Por Transferência para o NIB 003501830006850893011 (obrigatoriedade de envio, do respectivo comprovativo através do formulário, "Envio do Comprovativo de Pagamento") ; Por cheque (à ordem do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro/CFAE); Por numerário no CFAE. Inscrição online (obrigatória), em www.cfaecentro-oeste.pt.Inscrições até ao dia 15 de Abril.
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Conteúdos
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1. Apresentação da Ação. Objetivos, Conteúdos, Metodologias e Avaliação. 30 minutos2 - O conceito de Aprendizagem ao Longo da Vida – 3 horas2.1. O Conceito2.2. Evolução ao longo dos anos;2.3. A atual realidade;2.4. Implementação.3. Apresentação e análise de boas práticas por parte das várias entidades. Referência à evolução dos conceitos de educação, formação, educação e formação ao longo da vida, aprendizagem ao longo da vida. Trabalhos de grupo. - 4 horas4. Apresentação e discussão em plenário dos trabalhos de grupo. 2 horas5. Abordagem multidisciplinar do conceito de competência e do seu desenvolvimento. – 1,5 horas6. Mediação e Educação de Adultos, na perspetiva da Aprendizagem ao Longo da Vida. 4 Horas7.A realidade e a teoria.Caso de Estudo.9 Horas.Reflexão individual sobre a experiência pessoal dos formandos, no contexto da aprendizagem ao longo da vida(formal e informal), traduzida na submissão de um pequeno portefolio com o resultado dessa reflexão e com as aprendizagens relevantes cooptadas na ação de formação.Sessões síncronas através da plataforma LMS.7. Avaliação da acção - 1 hora
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Razões
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Ao longo dos últimos anos a abordagem dos problemas da formação, do emprego e do desemprego tem ocupado um lugar de destaque na agenda internacional, em particular na União Europeia.A sociedade do conhecimento, bem como as tendências económicas e da sociedade em geral, como a globalização, a evolução das estruturas familiares, a evolução demográfica e o impacto da tecnologia digital, oferecem vantagens e colocam vários desafios potenciais para a União Europeia e os seus cidadãos. Estes podem beneficiar de um conjunto de novas oportunidades de comunicação e emprego. A aquisição contínua de conhecimentos e competências é essencial para poder tirar partido dessas oportunidades e participar ativamente na sociedade.Paralelamente, a vantagem concorrencial depende cada vez mais dos investimentos em termos de capital humano. Por conseguinte, os conhecimentos e as competências são pois um importante catalisador para o crescimento económico. Dado o actual clima de instabilidade económica, investir nos indivíduos assume uma importância acrescida.Mas por outro lado, a sociedade de conhecimento acarreta riscos e incertezas consideráveis, na medida em que é passível de reforçar desigualdades e a exclusão social. O germe da desigualdade desponta numa fase prematura da existência, constituindo a participação na educação inicial um fator primordial.No espaço europeu, a Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) tem sido objeto de discussões e de desenvolvimentos políticos, reiterando-se como uma componente básica do modelo social europeu, evoluindo no enquadramento estabelecido pela Estratégia Europeia para o Emprego (EEE), procurando concretizar respostas para as especificidades do mercado de trabalho.A educação e a formação são, por isso, fatores essenciais para alcançar os objetivos que passam pelo desenvolvimento e a realização, sobretudo, das pessoas adultas que abandonaram precocemente os níveis de educação e formação iniciais. A Comissão Europeia afirma nunca ser tarde para aprender. Assim, o papel da educação e formação de adultos, neste contexto, é também uma contribuição para alcançar os objetivos da Estratégia de Lisboa, que consistem em melhorar o crescimento económico, a competitividade e a inclusão social.Uma melhor educação e formação de adultos pode desempenhar um papel crucial na formação profissional dos cidadãos e na inclusão social no mercado do emprego das categorias menos favorecidas, como os migrantes e os idosos, cada vez mais numerosos em Portugal e na Europa. Além disso, a melhoria daeducação e formação de adultos representa uma vantagem considerável no plano colectivo e no plano individual. Tornar o nível geral de competências dos cidadãos mais elevado contribui para melhorar os indicadores económicos, como a produtividade e a taxa de desemprego, e os indicadores sociais, como a participação cívica, a criminalidade e os custos dos cuidados de saúde.Nesta ordem de ideias, constata-se que as escolas e outras entidades formadoras da região oeste bem como as empresas são chamadas para praticarem uma cooperação ativa porque, enquanto instituições, integram um sistema social que submete a ambas, e todas as outras espécies de unidades sociais, certos imperativos de educação e formação.Nesta ordem de ideias, constata-se uma necessidade urgente de refletir sobre as novas realidades na tentativa de encontrar as respostas mais adequadas, melhorando a formação de um corpo de formadores habilitados e especializados neste domínio, abrangendo todos profissionais ao serviço dos Centros Novas de Oportunidades da Região Oeste. É, neste sentido, que se propõe este Curso de formação.
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Efeitos
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•Ser capaz de compreender a função da educação de adultos numa sociedade em transformação, marcada pela globalização e multiplicidade/diversidade informativa;•Ser capaz de distinguir a relação entre a educação e formação de adultos e as formas escolares e não escolares;•Enquadrar a educação e formação de adultos nas novas políticas europeias de aprendizagem ao longo da vida;•Descrever os diferentes contextos de aprendizagem na vida adulta;•Conceber soluções e projectos para problemas de educação de adultos;•Ser capaz de entender os diferentes modos de aprendizagem nas diversas situações formativas;•Ser capaz de promover o desenvolvimento de competências pedagógicas, de avaliação e animação de formação no âmbito dos cursos EFA.•Ser capaz de valorizar, na prática, os três eixos de acção: reconhecimento, validação e certificação;•Ser capaz de, em equipas de profissionais, buscar atitudes, linguagens e instrumentos comuns para a ação, salvaguardando o caráter único da abordagem (auto) biográfica individual;•Ser capaz de assumir atitudes que ajudem o adulto a sentir-se sujeito da sua aprendizagem;•Promover o debate e a troca de experiências entre os diversos agentes do domínio da Educação e Formação de Adultos;•Ser capaz de identificar e debater a evolução do campo de práticas;•Conhecer e problematizar os resultados de investigações recentes;•Incentivar a reflexão, a investigação e a produção científica.
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Avaliação dos formandos
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Avaliação a incidir sobre o trabalho individual produzido pelos formandos (os recursos pedagógicos produzidos e colocados na plataforma LMS,portefolio), classificados na escala de 1 a 10, em conformidade com o RJFCP e as cartas circulares do CCPFCP e do CCPFC/DGRHE.
Distribuição dos pesos sobre as diversas componentes da formação de acordo com os critérios aprovados pela Comissão Pedagógica do CFAE: 10% Avaliação Presencial; Trabalho Presencial 40%; Documento de Reflexão Crítica 50%.
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Calendarização/
Horário
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Início a 31-05-2012 das 9:00 às 18:00.
31 de Maio e 1 de Junho
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Local de realização
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Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche |
Arquivos
Formandos Inscritos
- 8532456 Luis Pedro Cordeiro de Abreu
- 8538237 Maria Madalena Diogo Bernardo Santos
- 7931429 Alda Maria Caseiro Gouveia
- 9301156 Amândia Carolina Santos Cruz Andrade
- 6982024 Maria João Rodrigues da Silva Maria
- 10629464 Elsa Alexandra Silva Marques
- 12418606 Vera Alexandra Francisco Simões Fernandes
- 2521096 Maria João Martinho Ferreira das Neves João
- 4180274 JÚLIO LUÍS NOBRE DOS SANTOS
- 4479322 Branca Maria Neves Vieira da Silva
- 6041305 Maria Isabel Teixeira de almeida
- 3844796 noémia lopes da silva paiva
- 4318069 Elsa Maria Vaz Valente Pires
- 07406453 filomena da conceição pereira de sousa
- 9214645 Matilde da Ascensão Ventura Vieira
- 12158402 Mónica Filipa Serra Ricardo Coelho
- 10952060 CRISTINA MARIA DA SILVA CECILIO
- 10257791 Sónia Alexandra dos Santos Delicado
- 10823486 Maria João Ascensão Pequicho
- 11577317 Dulce Helena Ramos Cainé
- 8296019 Beatriz Maria Pereira Ferreira Pinheiro
- 7817042 José Carlos da Cruz Valério
- 4892529 Joao Pedro Teixeira Ferreira
- 8846066 Vítor Manuel Ferreira de Matos
- 11682221 Maria de Fátima Coelho Pires Gomes
- 9637952 Ana Catarina Caldeira Ferreira
- 4004775 Maria Adelaide Fernandes Dias
- 10416740 Susana Carla Gomes Francisco Rocha
- 1293689 ANÁLIA MARIA EDUARDO LOUZEIRO
- 4351681 Maria Célia da Conceição Pereira
- 03865888 Isabel Alves da Silva Mendes Veríssimo
- 9197577 ANTÓNIO MANUEL PAULO SEMEDO
- 10293515 Anabela Pereira Gomes dos Santos Rolim
- 4127876 Maria Margarida Mil-Homens Batalha
- 12786360 Suse Catarina Ferreira Mendes
- 4730677 Maria da Conceição Sousinha Carinhas
- 05402456 Isabel Maria Miranda de Sá Caldeira e Araújo
- 05182921 Maria Fernanda Simões Lopes
- 09588056 Lúcia Maria Lourenço Batista
- 06124967 José Vitor Ribeiro da Silva
- 11248834 Bruna Canteiro Ferreira
- 11337779 Sandrina da Cruz Mendes
- 10193817 Nuno Paulo da Silva Almeida
- 10499157 Sónia Cristina Barbosa Ruas
- 12568686 Ângela Maria Ferreira Silva
- 5328219 Ana Isabel Antunes Miguel