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02NF2017 - Tutores de Energia nas (Eco)Escolas - A Água


Ficha da Acção

 

Designação “Tutores de Energia nas (Eco)Escolas - A Água'.
Região de Educação    Área de Formação    A  B  C  D 
Classificação Formação Contínua    Modalidade Curso de Formação

Duração
Nº Total de horas 15    Nº de Créditos 0.6

 
Cód. Área A9I   Descrição Outro (Educação Ambiental)
Cód. Dest. 15   Descrição Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Dest. 50%   Descrição

 

Formadores
Formadores com certificado de registo
 Nome SARA MARIA LEAL DUARTE    Reg. Acr. CCPFC/RFO-24032/08

 

Anexo A
A preencher nas modalidade de Curso, Módulo, DSES e Seminário
Razões justificativas da acção e a sua inserção no plano de actividades da entidade proponente
Em apenas 200 anos, a população mundial aumentou sete vezes. O planeta continua a ser só um. Chegará a água deste planeta para todos, ou poderá esta esgotar-se?
Como estão as nossas escolas a responder a estas questões?
Esta ação de formação foi proposta no sentido de corresponder à necessidade pedagógica de desenvolver metodologias de intervenção didática, no âmbito da Educação Ambiental, colocando o enfoque nas questões relacionadas com a utilização racional da água enquanto recurso natural.
A necessidade de implementar a figura de 'eco-tutores'nas escolas especialistas nas questões da gestão racional da água, enquanto recurso finito, assume-se, assim, com a principal justificação para implementar esta ação de formação nas escolas do território educativo deste CFAE.
Objectivos a atingir
Sensibilizar os educadores e os docentes para a importância da água enquanto recurso essencial e escasso;
Valorizar a preservação dos recursos hídricos no nosso planeta;
Implementar práticas que ajudem a alterar os nossos comportamentos, no que se refere ao uso eficiente da água;
Desenvolver uma cultura de equilíbrio sustentável entre o crescimento demográfico e o planeta;
Formar eco-tutores especialistas nas questões da Água.
Conteúdos da acção
1.Apresentação da ação de formação: Objetivos, conteúdos e metodologias - 1 hora
2. A Importância da água – 1 hora
3. Uso Eficiente da Água – medidas e ações; equipamentos redutores de caudal - 1 horas
4. Ciclo Urbano da Água – o percurso da água desde que é captada na natureza, passando pelo tratamento e distribuição da água para consumo e pela recolha e tratamento das águas residuais urbanas depois de utilizadas no nosso dia-a-dia, até à devolução em condições ambientalmente seguras ao meio recetor (rio ou mar) - 2 horas
5. Gestores e intervenientes no processo - 1 hora
6 .Preservação dos Recursos Hídricos - 2 horas
7- A Água, a Escola e a importância da Educação Ambiental - 6 horas
8. Encerramento da ação de formação: Avaliação - 1 hora
Metodologias de realização da acção
Sessões teóricas - método expositivo e apresentação de recursos informativos;
Sessões teórico-práticas - método de visita de trabalho comentada a centros de recolha, tratamento e distribuição da água;
Sessões práticas - método de recolha, sistematização e apresentação de recursos pedagógico-didácticos subordinados às questões do uso, da utilização e dos impactos ambientais da água. Utilização desses recursos em contexto de sala de aula.
Regime de avaliação dos formandos
Relatório escrito, individual, avaliado e classificado em conformidade com todos os preceitos estabelecidos pelo Regulamento Jurídico da Formação Contínua dos Professores de demais circulares regulamentadoras da avaliação, classificação e certificação da Formação Contínua dos Professores.

 

Cronograma:

15 fevereiro- 17h - 20h - 3 horas;
22 de fevereiro - 17h - 20h - 3 horas;
04 de março - 10h - 13h | 14h - 17 h - 6 horas(sábado- visitas de trabalho-trabalho de campo);
15 de março - 17h - 20h - 3 horas - encerramento

 



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