030A2018 - Didática da Matemática
|
Designação da ACD |
Didática da Matemática |
||||||
|
Formador(es) |
Nome |
Grau Académico |
|||||
|
João Pedro Mendes da Ponte |
Doutor |
||||||
|
Joana da Fonte Dias da Mata Pereira |
Mestre |
||||||
|
Marisa Alexandra Ferreira Quaresma |
Mestre |
||||||
|
Cristina Maria da Silva Morais |
Mestre |
||||||
|
Isabel Velez |
Mestre |
||||||
|
Helena Gil Guerreiro |
Mestre |
||||||
|
Lucília Teles |
Mestre |
||||||
|
Hélia Oliveira |
Doutor |
||||||
|
Ana Henriques |
Doutor |
||||||
|
Marisa Gregório |
Mestre |
||||||
|
Henrique Guimarães |
Doutor |
||||||
|
Razões justificativas (indicar a relação direta com o exercício profissional - artº 5º , nº 2- a) do Despacho 5741-2015) |
Esta ação de formação de curta duração destina-se a atualizar os professores de todos os níveis de ensino sobre as atuais orientações curriculares para o ensino da Matemática, tendo em vista a promoção do sucesso de todos os alunos na aprendizagem desta disciplina numa perspetiva de literacia matemática (no seu uso noutras disciplinas escolares e em situações do dia-a-dia). |
||||||
|
Objetivos/Conteúdos |
Abordagem exploratória ao ensino-aprendizagem da Matemática: o papel do aluno e o papel do professor; fases de uma aula de cariz exploratório. |
||||||
|
Tarefas para o ensino-aprendizagem da Matemática. |
|||||||
|
A comunicação na sala de aula: o papel-chave dos momentos de discussão matemática. |
|||||||
|
|
|||||||
|
Compreender |
|||||||
|
Público – alvo |
Grupos de Recrutamento a indicar na célula adjacente |
110, 230, 500 |
|||||
|
Duração |
4 Horas |
||||||
|
Local de realização |
|
||||||
|
Cronograma |
Mês |
Dia |
Horário |
Nº da Sessão |
Total Horas |
||
|
|
|
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|
|||
|
Instrumento de avaliação da ação pelos formandos |
Questionário de satisfação por resposta on-line, a submeter até 2 dias após a realização da ACD |
||||||







Marta Filipa Ferreira Martins
Manuel Dias Rodrigues dos Santos Ribeiro 
