Destinatários
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Destinatários de acordo com o nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Professores do Ensino Especial
Destinatários de acordo com o artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores: Sem destinatários
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Duração e Créditos
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Horas Presenciais: 15 horas
Horas de Trabalho Autónomo: 0 Horas
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Registo de acreditação
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CPFC/ACC-101547/18 - Modalidade: Curso de Formação
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Conteúdos
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1. Apresentação da ação de formação - 1 hora;
2. Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva - 2 horas
2.1Constituição;
2.2.Competências;
2.3. Intervenção;
3. Determinação da necessidade de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão - 3 horas
4. Programas e Planos (Adaptação e operacionalização de adaptações curriculares) - 3 horas
5. Adaptações ao processo de avaliação - 3 horas
6. Práticas e partilha de boas práticas - 2 horas.
7.Avaliação da ação de formação - 1 hora
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Razões
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O desafio que se coloca às equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva é responder aos alunos com necessidades educativas específicas, o que no âmbito de uma escola inclusiva, exige que sejam encontradas respostas para que cada um aprenda independentemente da sua situação pessoal e social, assegurando a todos a aquisição de um nível de competências que permita a plena integração social.
Necessidade de atualização e aprofundamento de conhecimentos por parte dos intervenientes nas equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva.
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Efeitos
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Conhecer os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa;
Identificar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, as áreas curriculares específicas, bem como os recursos específicos a mobilizar
para responder às necessidades educativas de todas e de cada uma das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar, nas diferentes ofertas de educação e formação.
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Avaliação dos formandos
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Participação nas sessões – dinâmica e qualidade das intervenções.
•Elaboração de um relatório individual, avaliado em conformidade com o regulamento jurídico da formação contínua.
.Serão utilizados os parâmetros de avaliação estabelecidos (tabela de 1 a 10 valores) e respeitados todos os dispositivos legais da avaliação contínua, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio.
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