- Apresentação da ação: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação – 30min
- Exploração do conceito de aprendizagem STEM (em inglês, Science, Technology, Engineering, and Mathematics), da forma como deve ser abordado na sala de aula com destaque para a aprendizagem ativa, onde se realça a interligação das áreas, a aprendizagem interdisciplinar, baseada em projetos/problemas e o trabalho colaborativo – 1h e 30min
- Identificação das potencialidades de uma prática de ensino baseada no STEM para operacionalizar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as orientações definidas no Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho – 1h
- Apresentação e análise/exploração do projeto “STEM4Math”: site do projeto; modelo utilizado para organização das atividades; exemplos de atividades organizadas e já testadas nos países envolvidos no projeto (para alunos 9-12 anos e 6-9 anos) – 1h
- Reflexão e discussão sobre os resultados obtidos ao nível da implementação em sala de aula, em escolas dos diferentes países, das atividades criadas neste projeto Erasmus+ - 1h
- Identificação dos fatores favoráveis e/ou condicionantes à utilização destas propostas nos processos de ensino/aprendizagem, de forma a tirar o melhor partido da sua implementação em sala de aula e reflexão/discussão sobre o possível impacte destas atividades na melhoria efetiva dos resultados dos alunos em matemática, bem como na operacionalização dos princípios orientadores definidos no Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, designadamente no que diz respeito à aquisição dos conhecimentos e desenvolvimento de competências, atitudes e valores previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória – 1h
- Construção/adaptação de novas atividades (em pequenos grupos) para implementar nos 1º e/ou 2º Ciclo do Ensino Básico, com base nos pressupostos analisados nas fases anteriores e nos exemplos de atividades apresentados – 6h
- Apresentação das atividades realizadas em pequeno grupo e análise das suas potencialidades ao nível da implementação em sala de aula no que diz respeito ao alcançar das competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e das orientações definidas no Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho – 2 h
- Elaboração, individual, de uma reflexão crítica sobre todo o trabalho realizado na formação e avaliação global da Ação – 1h
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