014A2018 - Tecnologia e Práticas Pedagógicas Promotoras do Sucesso Escolar
Registo Acreditação |
|
CCPFC/ACC-89757/17 |
Modalidade |
|
Oficina de Formação |
Destinatários |
|
Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. |
Duração / Créditos |
|
25 horas | 02 |
Formadora |
|
MARIA CLARA LOPES |
Critérios de seleção |
|
Docentes associados, por ordem de inscrição. |
Conteúdos |
|
1ª Sessão – 2:30h: Enquadramento da formação. (10 minutos).Apresentação dos objetivos da formação, cronograma, critérios de avaliação. (30 minutos).Apresentação de boas práticas de utilização das TIC em sala de aula. (30 minutos).Breve introdução ao conhecimento e partilha de plataformas digitais, open source, com recursos didáticos em linha. (30 minutos).Plataformas Digitais – exploração do perfil do aluno. (35 minutos).Exploração da Plataforma Moodle da Formação. (15 minutos) 2ª Sessão – 2:30h: Plataformas Digitais – continuação da exploração do perfil do aluno. (30 minutos); Plataformas Digitais– exploração do perfil do professor. (120 minutos) 3ª Sessão – 2:30h.1 - Trabalho colaborativo e trabalho de projeto; construção / adaptação de cenários de aprendizagem; aprendizagem personalizada e autónoma; ferramentas e metodologias de trabalho adequados ao ensino. (30 minutos).2 - Experiências de outros países; Como utilizar os recursos disponíveis nas plataformas digitais em rede. (35 minutos).3 - Guias de Estudo para alunos: Apresentação (15 minutos); Trabalho prático em Grupo (45 minutos); Apresentação ao Grupo. Partilha na plataforma Moodle. (25 minutos); 4ª Sessão – 2:30h:1 – Exploração de Recursos de apoio ao professor. (30 minutos) 2 – Exercícios e Recursos das Plataformas Digitais – (30 minutos) 3 – Elaboração de sequências de aprendizagem e planeamento da utilização e adequação dos recursos para a sala de aula: criação de planos e de cenários de aprendizagem, com identificação de objetivos, conteúdos didáticos, atividades, calendarização, avaliação. (90 minutos) Partilha na plataforma Moodle. 4 – Início da prática (aplicação) com alunos em contexto de sala de aula e de trabalho autónomo. 5ª Sessão – 2:30h: 1 - Exploração de Recursos Digitais – análise de relatórios de atividade dos alunos e utilização dos mesmos (30 minutos). 2 – Esclarecimento de dúvidas: técnicas e metodológicas (60 minutos). 3 - Elaboração de sequências de aprendizagem e planeamento da utilização e adequação dos recursos digitais para a sala de aula: criação de planos e de cenários de aprendizagem, com identificação de objetivos, conteúdos didáticos, atividades, calendarização, avaliação (60 minutos). Partilha na plataforma Moodle. 6ª Sessão – 2:30h: 1 - Partilha de experiências de concretização da utilização dos recursos digitais pelos alunos – trabalho em grupos de três formandos e apresentação dos resultados (90 minuto). Partilha na plataforma Moodle. 2 – Esclarecimentos de dúvidas: técnicas e metodológicas. (60 minutos) 7ª Sessão – 2:30h: 1 - Partilha de experiências de concretização da utilização dos recursos Digitais pelos alunos – trabalho em grupos de três formandos e apresentação dos resultados (60 minutos). Partilha na plataforma Moodle. 2 – Esclarecimentos de dúvidas: técnicas e metodologias. (30 minutos) 3 – Lançamento do desafio inter-turmas. Preparação de guias de estudo para o desafio (60 minutos). Partilha na plataforma Moodle. 8ª Sessão – 2:30h: 1 – Apresentação de resultados do desafio inter-turmas (15 minutos). 2 – Partilha de experiências do desafio (45 minutos). 3 – Partilha de experiências e esclarecimento de dúvidas (60 minutos). Partilha na plataforma Moodle. 4 – Preparação das sessões finais de apresentação da experiência no projeto (30 minutos). 9ª Sessão – 2:30h: Apresentação dos recursos e dos resultados alcançados com a exploração e utilização dos recursos Digitais produzidos. 10ª Sessão – 2:30h: 1 - Apresentação dos recursos e dos resultados alcançados com a exploração e utilização dos recursos produzidos e testados. (105 minutos) 2 - Reflexão conjunta do trabalho desenvolvido (30 minutos) 3 - Avaliação da Ação pelos formandos. (15 minutos) |
Avaliação |
|
Trabalho oficinal produzido e relatório final |
Calendarização |
|
Fevereiro e Maio de 2018. |
Inscrições |
|
Inscrições (limitadas) gratuitas em www.cfaecentro-oeste.pt, até 11 de fevereiro de 2018 |
Local de realização |
|
Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro. |