Módulo I - SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS (SPA) E/ OU COMPORTAMENTOS ADITIVOS SEM SPA - 4 horas
• Prevalências dos CAD em meio escolar
• Caracterização e formas de consumo de SPA e outros CAD
• Conceitos associados às dependências
• Consequências, mitos e crenças
• Legislação em CAD
. Lei da Descriminalização das Drogas em Portugal, Papel das CDT
Módulo II – PREVENÇÃO E ESTRATÉGIAS PREVENTIVAS - 1,5 h
• Níveis de Intervenção Preventiva
• Estratégias de intervenção, baseadas na evidência científica
Módulo III – LINHAS ORIENTADORAS PARA LIDAR COM O CONSUMO DE SPA E OUTROS COMPORTAMENTOS ADITIVOS EM MEIO ESCOLAR - 4,5 h
• Nível ambiental – Componente reguladora/técnico normativa – enquadramento teórico da importância das Linhas Orientadoras em CAD no meio escolar;
• Linhas de Reflexão face a procedimentos a ter junto de toda a comunidade educativa (agentes socio-educativos, alunos e famílias) face a situações de suspeita, consumo, posse e/ou tráfico de substâncias psicoativas e /ou de outros comportamentos aditivos;
• Abordagem baseada na “Entrevista motivacional”- conceitos gerais e estratégias de abordagem junto das situações de suspeita, consumo, posse e/ou tráfico de substâncias psicoativas e /ou de outros comportamentos aditivos.
Módulo IV - RESPOSTAS INSTITUCIONAIS NA ÁREA DE ATENDIMENTO A ADOLESCENTES, BEM COMO NA ÁREA DO TRATAMENTO/REINSERÇÃO NA ZONA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLA - 1,5 h
• Caracterização da equipa
• Serviços prestados
• Estratégias de encaminhamento
AVALIAÇÃO - 0,5 h
|