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23NF2021 - FOLIO EDUCA 2021- "O Outro"- Tertúlias Literárias Dialógicas

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Programa

Programa:

Dia: 16.10.2021

Hora: 15:00 h

Encontro de Comunidades de Leitores 

Sessão de abertura

Promotores: DGLAB e FOLIO Educa

AUDITÓRIO DA CASA DA MÚSICA

Dia: 16.10.2021

17h00 – 17h30 – As comunidades de leitores em Portugal: porque ler, é também pensar e questionar – mesa redonda

Comunidade de Leitores da RIBO – COLO

Comunidade de Leitores de Alpiarça

Biblioteca Pública de Montalegre – Rede Casas do Conhecimento

Moderação: Maria Rijo – Comunidade de Leitores de Loures

Dia 17.10.2021

18H00 \\\ FOLIO MAIS
Conversa: “Mulheres na Literatura Contemporânea”
Com Inês Pedrosa (autora de “Vinte Grandes Mulheres do Século XX”, Patrícia Reis (autora de “Da Meia Noite às Seis”), Maria José Núncio (autora de “Morte em Direto”) e Isabel Guerra Loureiro (autora de “Como te Perdi, Luca?”)
Duração: 2 horas
Em parceria com: Sibila Publicações e Editora Teodolito
AUDITÓRIO DA CASA DA MÚSICA

Dia 18.10.2021

18H30 às 20H00 \\\ FOLIO EDUCA
Tertúlia
Com João Couvaneiro e João Costa
Moderação: José Santos (diretor do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos)
Livro: Conhecimentos Vs. Competências, Editora Guerra & Paz
AUDITÓRIO DA ESCOLA JOSEFA DE ÓBIDOS

Dia 19.10.2021

Tertúlia 
Com Carlos Neto
Moderação: Rui Matos (Instituto Politécnico de Leiria)
Livro: Libertem as Crianças: A urgência de brincar e ser ativo, Contraponto Editores
AUDITÓRIO DA ESCOLA JOSEFA DE ÓBIDOS

Dia 20.10.2021

18H30 às 20H00 \\\ FOLIO EDUCA

Com Sérgio Félix
Moderação: Catarina Tacanho (Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos)
Livro: Manifesto para uma escola (quase) perfeita, Oficina do Livro
AUDITÓRIO DA ESCOLA JOSEFA DE ÓBIDOS

Dia 21.10.2021

18H30 às 20H00 \\\ FOLIO EDUCA

Com Pedro Patacho
Moderação: Mara Correia (Serviço de Psicologia no Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos)
Livro: Pensar a Educação – Escola, justiça social e participação, Porto Editora
AUDITÓRIO DA ESCOLA JOSEFA DE ÓBIDOS

Dia 22.11.2021

18H30 às 20H00 \\\ FOLIO EDUCA
Tertúlia 
Com Miguel Oliveira, Marina Rodrigues e Sandrine Milhano
Moderação: Fátima Santos (Educadora no Jardim de Infância do Arelho)
Livro: Diálogos sobre educação de infância: Cruzar olhares entre a formação e o chão de escola, edição: Associação Profissionais de Educação de Infância
AUDITÓRIO DA ESCOLA JOSEFA DE ÓBIDOS

23.10.2021

18H30 \\\ FOLIO MAIS
A Descoberta do Outro 
Quem é o Outro? Autores lusófonos leem textos históricos e literários, apresentando diversas perspectivas como reflexão sobre esta questão tão atual e urgente.
Organização: Maurício Vieira
Com a participação de
Filinto Elísio
Alberto Pereira
Mafalda Milhões
Marcia Souto
Mariana Portela
Amanda Vital
António Carlos Cortez
Pilar del Rio
Julia Wong
Ana Filomena Amaral
Rita Taborda Duarte
Patricia Portela
Ana Paula Tavares
AUDITÓRIO MUNICIPAL DA CASA DA MÚSICA

 

TERTÚLIAS LITERÁRIAS DIALÓGICAS

O que é

1.     Permitem a construção coletiva de significado e conhecimento, com todas as pessoas participantes, baseada na aprendizagem dialógica

2.       Baseiam-se na Leitura Dialógica e implicam um processo de leitura e interpretação coletiva e dialógica de textos num contexto onde prevalece a validade dos argumentos no lugar das pretensões de poder das e dos participantes. Através deste procedimento dialógico cada pessoa e o grupo dão um novo sentido à leitura dos clássicos e se alcançam compreensões muito profundas e críticas que seriam impossíveis de serem alcançados solitariamente

3.       4. A compreensão coletiva dos textos produz-se por meio de um processo de interpretação coletiva que está mediado pelo diálogo igualitário entre todas as pessoas participantes.

4.       As pessoas participantes na tertúlia já vão com a leitura realizada das páginas que foram combinadas. Durante a tertúlia, expõe-se um parágrafo que chamou a atenção, que gostou especialmente, e compartilha com os demais o sentido desse parágrafo e qual reflexão ele proporcionou. Posteriormente, abre-se um turno de palavras onde os demais participantes dizem suas opiniões a respeito desse parágrafo ou elaboram sobre as interpretações realizadas previamente, construindo assim de forma dialógica um novo sentido.

5.       Tem um moderador que tem a função de favorecer a participação igualitária de todos e todas participantes.



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