A ação de formação já terminou
02NF2022 - A Avaliação Pedagógica para a melhoria do Ensino e da Aprendizagem
De
27 Janeiro 2022 17:30
às
20:30
Condições de Acesso
Critérios de seleção
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Elementos da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), da area geográfica do CFAE Centro-Oeste |
Pagamento
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Gratuita
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Inscrições
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De 5 a 25 de janeiro de 2022 |
Destinatários
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Destinatários de acordo com o nº1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores:
Educadores de Infância, Professores dos 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, Ensino Sencundário e Professores de Educação Especial
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Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica):
Sem destinatários
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Nº de Formandos:
Mínimo: 10 - Máximo: 40
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Calendarização e Local
Calendarização/
Horário
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Início a 27-01-2022, das 17:30h às 20:30h.
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Local de realização
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E-learning
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Ficha da ação
Número da Ação
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02NF2022
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Formadores responsáveis
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Maria de Fátima de Sousa Pires
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Duração
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Horas Presenciais: 3 horas
Horas de Trabalho Autónomo: 0 Horas
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Registo de acreditação
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CFAEOE-CD-02-2022 - Modalidade: Curta Duração
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Conteúdos
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Serão abordados os seguintes temas: Enquadramento curricular: documentos de referência (DL nº54/2018; DL nº 55/2018; Perfil dos alunos à saída da escolaridade Obrigatória);
A avaliação Formativa e Avaliação Sumativa;
Critérios de Avaliação;
Alinhamento de Critérios de Avaliação: Critérios de Escola, Critérios de disciplina e Critérios de tarefa;
O uso das Rubricas no suporte à Avaliação Formativa e Avaliação Sumativa.
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Razões
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No quadro da reforma educativa, desencadeada pela publicação do PASEO, em 2017 e os Dec. lei nº 55/20218 e 54/2028 de 6 de janeiro, impõe-se que os professores aprofundem o seu conhecimento acerca dos pressupostos da política educativa em vigor e reflitam sobre as implicações práticas no domínio da avaliação pedagógica de forma a responderem às exigências da atualidade.
Nesta ação, será abordada a importância da Avaliação Pedagógica, assim como os princípios, conceitos e práticas de avaliação formativa e critérios de avaliação, bem como a pertinência do alinhamento de critérios de avaliação de escola, disciplina e de tarefa (Rubricas), à luz do Projeto MAIA. É uma ação destinada aos elementos permanente das EMAEI de todos os Agrupamentos de Escola da área do CFAE Centro Oeste, como suporte às adaptações na avaliação de alunos com medidas seletivas e adicionais.
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Efeitos
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Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação pedagógica;
Contribuir para o reconhecimento da importância da definição/construção e alinhamento de critérios de avaliação de escola, disciplina e tarefa, para a melhoria do ensino e da aprendizagem.
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Avaliação dos formandos
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Preenchimento do Questionário de Avaliação
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Lista de Formandos Inscritos
Lista de Formandos Não Admitidos
Lista Formandos Admitidos
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Ana Carla Mendonça Carvalho
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Maria João Afonso Parente Mota
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Teresa Maria Calapez Nunes Xavier Melo Da Costa
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Maria João Santiago Ferreira Pinto
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Sílvia Maria Rodrigues Simões
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Marinela De Fátima Granado Pinto
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Guida Maria Faria Félix
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Helena Maria Pereira Fonseca
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Carla Luisa Bernardo Albano
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Maria De Fátima Coutinho De Abreu Paramos De Carvalho
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Maria João Gomes dos Anjos Veiga
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Ana Cristina Mansos Vicente
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Rui Jorge Ribeiro Gineto
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Sónia Beatriz Soeiro Silveira
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Irene Antunes Martins Carrilho
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Eduardo Bruno dos Santos Machado
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Ernesto Ferreira da Costa Leite