1 - Quadro normativo da avaliação do desempenho docente: uma perspetiva global e integrada - 2 horas
1.1. Princípios orientadores
1.2. Componentes da avaliação de desempenho docente
1.3. Dimensões da avaliação
1.4. Elementos de referência (componente interna e componente externa)
1.5. Intervenientes e respetiva articulação
1.6. Procedimentos de avaliação: projeto docente, observação de aulas e autoavaliação
2 - A componente externa da avaliação do desempenho docente: orientações e procedimentos - 1 hora
2.1. Competências do avaliador externo
2.2. Observação de aulas
2.3. Instrumentos de apoio: guião de observação, parâmetros e níveis de desempenho
2.4. Procedimentos: preparação, observação, autoavaliação e classificação.
3 - Intervenção do avaliador externo - 12 horas
3.1. Ética e deontologia na avaliação do desempenho docente - 1 hora
3.1.1. Quadro ético-deontológico da profissionalidade docente
3.1.2. Princípios gerais da avaliação de desempenho
3.1.3. Relação avaliador-avaliado: deveres mútuos.
3.2. Referencial de avaliação externa: parâmetros nacionais da avaliação da componente científica e pedagógica - 2 horas
3.2.1. Os quadros de referência na avaliação da prática profissional
3.2.2. O quadro de referência da avaliação externa: parâmetros e níveis de desempenho
3.2.3. Lógica de operacionalização do quadro de referência da avaliação externa
3.3. Observação de aulas: instrumentos, intervenientes e técnicas - 6 horas
3.3.1. Componentes da observação: interação observador-observado, postura do observador, métodos de observação, objeto de observação e instrumentos de observação.
3.3.2. Observação de aulas no atual regime de avaliação de desempenho docente: quadro de referência, frequência, duração, metodologia e instrumentos de registo.
3.3.3. Objetividade e subjetividade da observação de aulas
3.3.4. Observação, colaboração e reflexão
3.4. Avaliação e classificação - 3 horas
3.4.1. Avaliação do desempenho docente: articulação entre o referido (instrumentos de registo) e o referente (parâmetros e níveis de desempenho)
3.4.2. Análise e interpretação dos instrumentos de registo em função do referencial de avaliação
3.4.3. Operacionalização da classificação: relação entre os parâmetros e os níveis de desempenho
|